Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


junho 2015
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
Pesquise no blog:
Arquivos:
As últimas:
 

maio 18, 2004

Informe de Artes Visuais / Funarte – Maio/2004

Informe de Artes Visuais/Funarte - Maio/2004
Ano 1 - n. 1

ARTES VISUAIS 2003

O ano de 2003 foi fundamental para as Artes Visuais de uma nova Funarte. Começou com a reabertura das galerias de arte no Rio de Janeiro, com "Projéteis de Arte Contemporânea" e um ciclo de debates sobre Arte/Estado que reuniu artistas, críticos, professores, curadores e produtores, representando todo o país.

Nosso primeiro objetivo foi retomar o diálogo com a classe artística e iniciar um projeto para uma política de abrangência nacional para as Artes Visuais. O ciclo de debates foi gravado e está sendo transcrito para publicação este ano. Com a abordagem de questões básicas e estratégicas para uma ação inter-regional, o ciclo será uma referência para futuros programas do setor.

"Projéteis de Arte Contemporânea" reuniu em uma exposição especial artistas convidados e quatro coletivas com artistas selecionados por edital (que foi veiculado para divulgação na época), com 32 propostas de variadas tendências e linguagens. Obtivemos, assim, um panorama abrangente da produção brasileira atual das artes visuais.

NOVA ESTRUTURA

Em outubro de 2003, o MinC (Ministério da Cultura) oficializou sua mudança de estrutura e a Funarte voltou a ter autonomia, sem o sombreamento das antigas Secretarias Especiais. Foram criados os Centros de Artes Cênicas, Música, Programas Integrados e Artes Visuais, com direções voltadas para uma ação a nível nacional.

Na nova estrutura da Funarte, o Centro de Artes Visuais é formado por uma Coordenação de Artes Visuais, CAV, que é responsável pelas exposições e execução dos projetos específicos da área e pela Coordenação e Preservação Fotográfica - CCPF. Este setor (CCPF) vem atendendo a projetos de alto nível em sua área técnica no Brasil e no exterior. Seu prédio, em Santa Teresa, está sendo totalmente restaurado e atualizado com tecnologia de ponta, para ser entregue à Funarte ainda em junho deste ano.

Já no final de 2003, visando reformulações, foram realizados diagnósticos dos programas de Artes Visuais nas representações da Funarte em Brasília e São Paulo. Em Brasília foi reformulado o projeto "Prima Obra", com novo edital, sob o título de Atos de Artes Visuais, para ser lançado em maio de 2004, prevendo novos espaços expositivos, como a marquise de 280m, criada por Oscar Niemeyer, para interligar os espaços culturais da Funarte no Distrito Federal. Este novo espaço, a céu aberto, foi integrado aos programas de exposições e disponibilizado para mostras contemporâneas de foto-linguagem, intervenção, performance, instalação e multimídia.

GALPÃO

Ainda em Brasília, o presidente da Funarte, Antonio Grassi, autorizou os Centros de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Programas Integrados a implantarem um Galpão de linguagens integradas. O espaço, que faz parte do conjunto de prédios da Coordenação da Funarte em Brasília, já está sendo preparado e será lançado este ano através de Edital para sua ocupação. Pretende-se, com este galpão, abrir uma área de experimentação de linguagem dando início a projetos de grupos, artistas e diretores que não dispõem de espaços específicos para o desenvolvimento de novas propostas. Funcionará como laboratório e oficina de expressão artística.

Em São Paulo, três galpões da Representação da Funarte, destinados a Artes Visuais, estão sendo preparados para abrigar projetos de exposições. Será lançado, no mês de maio, o edital "Espaços Funarte de Artes Visuais", com previsão de programação para 30 exposições individuais ou de grupos.

PROJETOS 2004

O Centro de Artes Visuais e a Presidência da Funarte, encaminharam em 2003, treze projetos para avaliação e aprovação junto ao MinC a serem implementados em 2004. Destas propostas foram priorizados, com dotação orçamentária, os seguintes programas:

PROJÉTEIS DE ARTE CONTEMPORÂNEA - RIO DE JANEIRO

A Ampliação do "Projéteis de Artes Contemporânea" a ser realizado no Rio, atendendo a todo o território nacional, selecionando 60 artistas para apresentação de trabalhos nas galerias do Palácio Gustavo Capanema com pagamento de pró-labore para cada artista selecionado e infra-estrutura de apoio técnico para as montagens, instalações e publicações de catálogos.

EspAÇOS DE ARTES VISUAIS - SÃO PAULO

A Implantação, em São Paulo, do Espaço Funarte de Artes Visuais para 30 projetos de artistas, pró-labore e apoio técnico para a montagem e adequação de espaços e publicação de catálogos.

ATOS VISUAIS - FUNARTE /BRASÍLIA

Implantação em Brasília do projeto "Atos Visuais/ Funarte", para expor 16 artistas e projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com pró-labore, apoio técnico de montagem, publicação de catálogo. Pela primeira vez será disponibilizada a marquise de 300 metros, projetada por Oscar Niemeyer e os jardins circundantes à sede da Funarte como espaços expositivos.

EDIÇÕES

"Para reiniciar um projeto editorial de artes visuais que estava desativado desde 1989, o CEAV elaborou um programa inicial para o ano de 2004, com vistas a publicação da coleção "Pensamento Crítico", "Fala do Artista", reedição da publicação do "Abstracionismo Geométrico e Informal" de Annabella Geiger e Fernando Cochiaralle e do ciclo de palestras "Arte/Estado", realizada em 2003.

OFICINAS

Será realizada uma oficina de capacitação técnica, para organização e montagem de exposições, extensiva a técnicos de diversos locais do país Estas oficinas serão ministradas nas galerias da Funarte no Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro.

POESIA VISUAL (OBRA NOME)

Em Setembro deste ano, em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Embaixada da Espanha, será realizada a exposição itinerante "Obra Nome", uma síntese retrospectiva da poesia visual. Com a maior parte formada por obras de artistas brasileiros, a inauguração acontecerá nas Galerias Funarte, Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

APOIOS

O CEAV/Funarte já está apoiando algumas solicitações urgentes e prioritárias, tais como o Salão de Arte Jovem do Mato Grosso e Planalto Central, credenciados através de recomendação oficial para mostras coletivas diversas e intermediação institucional para artistas e eventos de artes visuais.

BIENAL DE ARTES VISUAIS

O Centro de Artes Visuais elaborou e encaminhou ao MinC em 2003 o anteprojeto de criação de uma Bienal de Artes Visuais, dando ênfase à intervenção urbana complementada com acervos pertencentes a museus, galerias e espaços diversos.

A idéia foi transformada em emenda constitucional e aprovada pelo Congresso Nacional este ano. Foram destinados recursos para elaboração do projeto definitivo. Aguarda-se a liberação destes recursos para que seja constituída a comissão e grupo de trabalho responsável pela implantação do projeto.

OUTROS PROJETOS

O Centro de Artes Visuais encaminhou, para avaliação e aprovação pelo Fundo Nacional de Cultura (FNC), os seguintes projetos:

· Circuito Integrado de Artes Visuais (Rede Nacional) prevendo oficinas de capacitação técnica e experimentação de linguagem em todas as regiões brasileiras.
· Contemporâneo/Popular - Exposição Intinerante
· Moderno/Contemporâneo - Exposição Intinerante
· Complementação técnica e programa editorial do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF)
· Programa de bolsa de apoio a pesquisa - 40 bolsas para atender as diversas áreas de Artes Visuais
· Raio X - Contrastes visuais - Projetos de fotografia para atender solicitações do programa Governamental para a infância e juventude

ATIVIDADES PERMANENTES

Com o quadro mínimo ideal de funcionários e uma nova estrutura interna, o Centro de Artes Visuais vem atuando em diversas frentes no sentido de procurar novos modelos de atuação. Participou do projeto de planejamento do MinC, está organizando, junto a Funarte, a Criação de uma Conselho Nacional de Artes Visuais, encontros de artistas visuais em diversas regiões do país, cadastramento de instituições, artistas e críticos em todo o país para a disponibilização, em seu site, e contatos com instituições, para captar apoios para projetos futuros.

Centro de Artes Visuais (CEAV) / Funarte/ Minc
Diretor: Francisco de Assis Bastos Chaves (Xico Chaves)
Coordenação de Artes Visuais: Ivan Pascarelli
Coordenação do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF): Sandra Baruk
Coordenação de Produção: Eliane Longo
Coordenação Administrativa: Osvaldo Alves Silva Jr.
Assessoria Especial: Nelson Ricardo Martins
Secretária: Tereza Mendonça
Assistentes Técnicos: Ângela Francisco e Rui Pitombo

CENTRO DE ARTES VISUAIS CEAV/Funarte
Tel.: 22798080/22798090 - Tel. (fax) 22798089
Rua da Imprensa 16 - 1304, Centro, Rio de Janeiro, Brasil - CEP. 20031-120
cav@funarte.gov.br

Posted by Patricia Canetti at 10:36 PM | Comentários(2)
Comments

Por favor gostaria de participar dos eventos da
Funarte, em salões de artes visuais,com artes digital, instalações e outros.
José Vilmar da Silva
Travessa dos Abarntes 46
bairro N.S.das graças
Patos de Minas- MG
e-mail= vilmar.da@terra.com.br

Posted by: José Violmar da Silva at maio 24, 2004 8:25 PM

gostaria de receber todas as informações sobre eventos realizados na area de artes visuais, salões, exposições, cursos, palestras, etc. muito obrigada

Posted by: valentina fraiz-grijalba at junho 5, 2004 11:42 AM
Post a comment









Remember personal info?