Página inicial

Arte em Circulação

 


março 2014
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Pesquise em
arte em circulação:
Arquivos:
As últimas:
 

julho 19, 2011

2º Pinta - Feira de Arte Latinoamericana por Adriano Casanova

2º Pinta - Feira de Arte Latinoamericana

Por Adriano Casanova

pintaentrada.jpeg


A Segunda edição da Pinta - feira de arte Latinoamericana - na capital da Inglaterra aconteceu entre os dia 6 a 9 de junho no Earls Court Exhibition Centre.

Originalmente de Nova York a feira, agora focada no Mercado Europeu exibiu galerias da América Latina com projetos especiais curados por Pablo Leon de La Barra.

Nesta segunda edição uma série de ‘solo projects’ de jovens artistas e também um setor especial para homenagear grandes nomes do circuto LatinoAmericano foi criado, contando com nomes como da brasileira Regina Silveira, do mexicano Felipe Eherenberg e do brasileiro Waltércio Caldas.

A edição Londrina se destaque também pelo forte programa de aquisições de grandes museus e coleções, gerando uma grande visibilidade e difusão entre os colecionadores europeus e de curadores de grandes museus.

Ao convite do canal contemporâneo selecionei cinco momentos/obras que foram destaques neste ano:


Felipe Ehrenberg1.jpeg


O mexicano apresentou em seu solo project não só um recorrido por sua produção política feita no México de 30 anos até hoje mas também a performance “Bird”; onde se cortou e ia limpando o sangue com um rolo de papel de máquina de calcular. (link para video da performance)


LilianaPorter1.jpeg


No stand da galeria madrilena Espaço Minimo a argentina Liliana Porter mostrava uma série de trabalhos bastante coerentes com sua trajetória. Desenhos e pinturas com colagens explicitavam mais ainda a poesia e a narrativa típica de seu trabalho.


Rivane Neuenschwander1.jpeg


A imponente instalação “Prosopopéia” da brasileira Rivane Neuenschwander tomava conta do stand compartido entre as galerias Stephen Friedman, Tanya Bonakdar e Fortes Vilaça. Ovos secos, sabonetes, Laranjas e letras eram arrumadas arrumadas propositalmente sobre ciaxas de madeira onde também se via um video de papagaio que retirava aleatoriamente algumas outras letras com o bico. A peça mostra ao espectador uma diferente experimentação na forma de se comunicar.


Ricardo Alcaide.jpeg


O venezuelano Ricardo Alcaide foi uma das sensações da feira. Com sua instalação “A Place do Hide”, uma pesquisa sobre os moradores de rua, fizeram com que importantes coleções adquirissem suas obras como a Cifos e a Zabludowicz.


Dario Escobar2.jpeg

O guatemalteco Dario Escobar apresentou uma instalação feita com tacos de baseball que formava um ‘landscape’ urbano. Em uma outra série de pinturas quadradas o artista ulitizou distintos pigmentos como óleo, tinta, picho de asfalto, etc, para reproduzir a mesma imagem com esses diferentes materiais.

Posted by Gilberto Vieira at 3:20 PM