A comunidade digital formada pelo Canal Contemporâneo envolve pessoas e organismos que, com diferentes níveis de participação, navegam e irrigam a nossa rede. Esta seção apresenta os integrantes com vínculos a partir de associações, apoios, parcerias e patrocínios, e permite o acesso aos seus perfis e outras áreas relacionadas.
Canal Contemporâneo
emeio_ senha_
esqueceu seu emeio? esqueceu sua senha?
Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

Perfil_

     
Associação Cultural Videobrasil   outro
LOCALIZAÇÃO_
Av. Imperatriz Leopoldina, 1150
Vila Leopoldina 05305-002
São Paulo   São Paulo   Brasil
CONTATO_
55 11 3645-0516
IDIOMAS_
português

APRESENTAÇÃO_
A Associação Cultural Videobrasil dedica-se ao fomento, difusão e mapeamento da arte contemporânea, bem como à formação de público e ao intercâmbio entre artistas, curadores e pesquisadores. Fundada e dirigida por Solange Farkas, destina especial atenção à produção do circuito geopolítico Sul, promovendo a existência de uma ativa rede de cooperação internacional.

Desde 1983, o Videobrasil atua nas lacunas do universo da arte e no estímulo à experimentação artística: quando a videoarte surgia na cena brasileira, criou o primeiro festival voltado à modalidade e facilitou sua consolidação. Mais tarde, abriu-se à arte eletrônica e, depois, incluiu também performances e práticas mistas. Na década de 90, passou por um processo de internacionalização que definiu o foco do suas mostras competitivas no Sul geopolítico. Desde 2011, passou a abranger todas as linguagens artísticas contemporâneas e se firmou como a principal plataforma para a arte produzida em países do Sul global.

Ao longo dos anos, a Associação Cultural Videobrasil formou um significativo acervo composto por mais de 1300 obras em vídeo, videoinstalações e registros (especialmente de performances) e produções que olham para o amplo e ambíguo contexto contemporâneo do Sul geopolítico.

A atuação do Videobrasil compreende ainda a realização de exposições individuais ou coletivas de artistas consagrados, construindo pontes entre as referências do Sul geopolítico e os destaques da produção mundial; o desenvolvimento do Programa de Residências Videobrasil e de projetos de Itinerâncias do festival e suas exposições; além de atividades de Programas Públicos.

O Videobrasil também produz publicações, como livros teóricos, de exposições, catálogos e uma revista anual, aprofundando conteúdos de sua programação e contribuindo para o debate cultural da atualidade; e a série de filmes Videobrasil Coleção de Autores, que busca dar visibilidade ao pensamento e ao processo de trabalho de artistas contemporâneos de relevo na cena internacional a partir do olhar de diretores convidados.

 



ENVIO DE CONTEÚDO_       CADASTRE-SE_       CONTATO_       SOBRE O CANAL_
Canal Contemporâneo - Todos os Direitos Reservados © 2005